Por um currículo fenomenológico para a educação química: um caminho para experiências ontológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17969

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação Química, Currículo

Resumo

O objetivo deste ensaio é abordar a Educação Química em um currículo com influência fenomenológica. Sob as lentes de uma abordagem fenomenológica à Educação em Ciências, apresentamos problemáticas (dualismo cartesiano, purificação galileana, matematização da natureza, cognitivismo e reversão ontológica) encontradas também na Educação Química. O currículo fenomenológico aparece aqui como uma proposição para fomentar as experiências sensoriais dos alunos antes de abordar as abstrações que têm sido foco do Ensino de Química. Como resultado, traremos exemplos da Educação Superior de como é possível articular a abordagem educacional fenomenológica como um caminho para reconhecer as experiências dos alunos na Educação Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Aparecida Araujo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologia Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Palotina (PR), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da UFPR. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora da Secretaria Municipal de Iturama (MG).

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências da UFPR. Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da UFPR, Setor Palotina.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Santos, V. A. A. dos, & Sousa, R. S. de. (2024). Por um currículo fenomenológico para a educação química: um caminho para experiências ontológicas. Reflexão E Ação, 32(1), 119-135. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.17969

Edição

Seção

Artigos do Fluxo