A educação da(s) infância(s) e a cidade em tempos de (pós)pandemia: Por que matricular as crianças na cidade?

Autores

  • Patricia Gonçalves Bastos Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores
  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9856-5098

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18084

Palavras-chave:

Infâncias, Direito à cidade, Processos educativos, Periferias urbanas

Resumo

O presente artigo é resultante de pesquisas que vimos realizando no âmbito de um projeto mais amplo, que objetiva investigar componentes territoriais de processos educativos de crianças na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), mais especificamente na cidade de Niterói, bem como a produção de condições de Educabilidade (Freire, 1996) de crianças de classes populares urbanas em diferentes redes educacionais da região investigada. Nessa perspectiva, a temática da infância e cidade vem sendo estudada por nós em diálogo com a teoria dos campos de Bourdieu (2007), nos convocando a pensar intercessões com os Estudos Sociais da Infância e o campo da Educação Popular (Tavares, 2015). Nosso objetivo é buscar argumentos para provocar deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que possam romper com o caráter majoritariamente escolar da educação das infâncias, investigando-as e inserindo-as na vida cotidiana da cidade na qual vivem e deveriam crescer com dignidade e acesso aos seus direitos fundamentais (Santos, 1996).

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Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/São Gonçalo – Rio de Janeiro – Brasil.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Gonçalves Bastos, P., & Goudard Tavares, M. T. (2023). A educação da(s) infância(s) e a cidade em tempos de (pós)pandemia: Por que matricular as crianças na cidade? . Reflexão E Ação, 31(3), 41-58. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.18084

Edição

Seção

Artigos do Fluxo