Educação Popular e Educadores Sociais perspectivando um currículo na Educação Não Escolar institucionalizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.18125

Palavras-chave:

Educação Não Escolar, Educador social, Currículo

Resumo

Este artigo objetiva levantar reflexões teórico-metodológicas da Educação Popular (EP) para pensar a constituição de um currículo para a formação do educador social no contexto da Educação Não Escolar Institucionalizada. Entre os resultados, elencamos três eixos que podem compor um currículo para a formação do educador social: i) local de trabalho do educador socia; ii) planejamento do trabalho educativo do educador social; iii) aspectos metodológicos do trabalho do educador social. Podemos afirmar que a identidade profissional do educador social ainda é um tema a ser amplamente discutido, pois ainda é pouco estudado por estes trabalhadores e pela universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Graduada em Psicologia pela UNOCHAPECO. Atualmente é professora do curso de Psicologia e Pedagogia da UNOESC.

Fernanda dos Santos Paulo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Atualmente é docente do Curso de Pós Graduação - Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação ( Censupeg, CEAAL e Instituto Vívere) e de cursos te extensão pelo IFRS Canoas para educadores sociais. Participa da Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia e da Rede de Cidades que Educam. Membro do Fórum Estadual Popular de Educação do RS e compõem a colegiada da CONAPE/RS 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Tessaro, M., & Paulo, F. dos S. (2023). Educação Popular e Educadores Sociais perspectivando um currículo na Educação Não Escolar institucionalizada. Reflexão E Ação, 31(2), 206-222. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.18125

Edição

Seção

Artigos do Fluxo