BNCC do ensino médio: um olhar dos professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.19112

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Médio, Matemática, Professores, Reforma Curricular

Resumo

O artigo tem o objetivo de compreender como os professores de Matemática avaliam a relevância da sua participação e da instituição no processo de elaboração da BNCC. Para a produção das informações foi realizado um encontro de grupo focal e a aplicação de um questionário on-line a sete professores de Matemática do IFSul. A análise foi por meio da aplicação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre e Lefèvre, 2005). Por fim, a elaboração do documento deu-se rechaçando a participação de personagens das escolas, com pouco envolvimento da instituição na motivação, culminando com a ausência dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lupi Scheer dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Licenciado em Matemática, pela Universidade Federal de Pelotas. Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense - Campus Pelotas.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física-IMEF, Rio Grande, Brasil
Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Scheer dos Santos, L., & Pereira, E. C. . (2024). BNCC do ensino médio: um olhar dos professores de matemática. Reflexão E Ação, 32(1), 152-168. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.19112

Edição

Seção

Artigos do Fluxo