Recursos didáticos e formativos para a docência na educação superior: o diário de aula em evidência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19751

Palavras-chave:

educação superior, formação docente, diários de aula, pesquisa narrativa

Resumo

Num cenário precarizado pela ordem neoliberal, a institucionalização de programas formativos para o docente universitário tem se mostrado descontinuada, demandando ações instituintes e a reflexão sobre as experiências que configuram as subjetividades do cotidiano docente. Deste modo, mediados pela perspectiva biográfico-narrativa questionamos: em que medida os diários de aula constituem recursos de ensino e formação ao docente universitário? Como possibilidades reflexivo-biográfico-narrativas com foco na experiência, objetivamos deslindar, por meio de narrativas, as contribuições deste recurso didático-formativo ao docente da educação superior. A base teórico-metodológica centrou-se na pesquisa narrativa, onde os relatos são reconhecidos como método e fenômeno de estudo. Fragmento de um estágio doutoral sanduíche do autor, apresentamos narrativas de um docente universitário da Universidad de Málaga, Espanha, socializadas por meio de uma entrevista narrativa em profundidade. Os relatos evidenciaram a potencialidade deste recurso didático-formativo a orientar o processo de reflexão sobre a experiência docente, privilegiando ações horizontais e colaborativas no arcabouço do desenvolvimento profissional docente. Isto nos remete à imprescindibilidade de novos estudos com foco nas interlocuções entre formação docente e pesquisas biográfico-narrativas, reveladas como sustentáculo qualitativo à formação docente universitária e como um desdobramento da vida e da docência.

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Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (PPGE/UFMT - 2023), com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidad de Málaga (UMA), Espanha (2022/2023) - Mestrado em Educação (UNITRI - 2001) - Especialização em Ciência do Movimento (UFRGS - 1990) e Graduação em Educação Física (UFU - 1988). Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia desde 2018. Pesquisador do grupo de estudos e pesquisas em política e formação docente - GEPForDoc/PPGE/UFMT/CAPES. Integrante e pesquisador do grupo Pesquisa em Rede: diálogos latino-americanos, com a pesquisa: "Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto) biográfica: diálogos latino-americanos. Pesquisador do grupo de pesquisa: Pensar a prática na perspectiva da socialização profissional: diálogos entre a universidade e a escola e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, LEPEF. Coordena o Projeto de Extensão: Diálogos formativos na educação superior: interlocuções colaborativas sobre ensino, pesquisa e extensão na perspectiva dos desafios cotidianos das práticas docentes (SIEX/UFMT/2024). Coordenou o projeto de extensão: Licenciaturas em Debate: formação continuada de docentes da UFMT/CUA (2019). Área de concentração: Pesquisa narrativa, formação continuada de docentes na educação superior, políticas públicas no contexto educacional e de formação de professores, didática e prática de ensino, metodologia do ensino de esportes coletivos, estágio supervisionado, metodologia da pesquisa. Disciplinas ministradas: Didática da Educação Física; Educação Física Escolar; Estágio Supervisionado; Políticas Educacionais; Metodologia da Pesquisa; Esportes individuais e coletivos; Núcleos Temáticos em Educação Física; Dança e Expressão Corporal; Ginástica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6894-4591

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Souza, M. J. de. (2025). Recursos didáticos e formativos para a docência na educação superior: o diário de aula em evidência. Reflexão E Ação, 32(2), 117-133. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19751

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian