Recursos didáticos e formativos para a docência na educação superior: o diário de aula em evidência
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19751Palavras-chave:
educação superior, formação docente, diários de aula, pesquisa narrativaResumo
Num cenário precarizado pela ordem neoliberal, a institucionalização de programas formativos para o docente universitário tem se mostrado descontinuada, demandando ações instituintes e a reflexão sobre as experiências que configuram as subjetividades do cotidiano docente. Deste modo, mediados pela perspectiva biográfico-narrativa questionamos: em que medida os diários de aula constituem recursos de ensino e formação ao docente universitário? Como possibilidades reflexivo-biográfico-narrativas com foco na experiência, objetivamos deslindar, por meio de narrativas, as contribuições deste recurso didático-formativo ao docente da educação superior. A base teórico-metodológica centrou-se na pesquisa narrativa, onde os relatos são reconhecidos como método e fenômeno de estudo. Fragmento de um estágio doutoral sanduíche do autor, apresentamos narrativas de um docente universitário da Universidad de Málaga, Espanha, socializadas por meio de uma entrevista narrativa em profundidade. Os relatos evidenciaram a potencialidade deste recurso didático-formativo a orientar o processo de reflexão sobre a experiência docente, privilegiando ações horizontais e colaborativas no arcabouço do desenvolvimento profissional docente. Isto nos remete à imprescindibilidade de novos estudos com foco nas interlocuções entre formação docente e pesquisas biográfico-narrativas, reveladas como sustentáculo qualitativo à formação docente universitária e como um desdobramento da vida e da docência.
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