Memórias e experiências nos cotidianos escolares: potências e deslocamentos possíveis para a paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19837

Palavras-chave:

memórias, alteridade, cotidianos, paz

Resumo

O texto articula as narrativas de pesquisas realizadas pelo grupo Diálogos escolas-universidade: processos formativos, currículos e cotidianos (DGPESq-CNPq), com foco nas questões da memória e da tessitura de caminhos curriculares e pedagógicos orientados para a paz em territórios de conflito. Apresenta narrativas que exploram a história, a memória e a micro tessitura cotidiana da paz no contexto escolar, enfatizando o papel do diálogo, dos afetos (Spinoza, 2009) e da experiência coletiva docente na elaboração de currículos e práticas educacionais ao problematizarem a violência como lógica e prática que se contrapõe à nossa humanização. Além disso, o artigo destaca como os corpos se influenciam de modo recíproco na produção de conhecimentos, fomentando diálogos mais horizontalizados e éticos entre os diferentes modos de ser e estar no mundo, tendo em vista fortalecer as práticas e sentidos ligados à paz, bem como desagregar o contexto violento que se impõem em territórios em conflito.

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Biografia do Autor

Tânia da Costa Gouvêa, SEEDUC-RJ e SEMED-Maricá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2000). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP (2019). Atua como Professora Inspetora Escolar na SEEDUC/RJ e na Secretaria Municipal de Educação de Maricá, onde coordenou a equipe de Inspeção Escolar. Atuou como Orientadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Silva Jardim e como Conselheira do CME do município de Silva Jardim. Além disto, tem experiência na área de Educação com ênfase em docência no curso de Formação de Professores e no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano na rede estadual de ensino (SEEDUC). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Cotidiano escolar e currículo (PROPEd/UERJ) e Diálogos escolas-universidade: processos formativos, currículos e cotidianos (PPGedu - UERJ/FFP). Área de interesse: Processos formativos, currículos e cotidiano.

Alexandra Garcia, UERJ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), possui Mestrado em Educação pela mesma universidade (2003). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PROPEd-UERJ, exercendo a progressiva Adjunta (Gestão 2023-2025) e progressivamente adjunta interina (2022-2023). Professora do PPGedu/FFP e Procientista (UERJ).Foi Professora Visitante no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO/Braga/Portugal) de dezembro de 2021 a abril de 2022 como Bolsista Professora Visitante Sênior CAPES/PRINT. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Currículo (ABdC - 1 vice-presidente/Biênios 2023-2025 e 2021-2023; Secretária Geral/ Biênio 2019/2021). Membro Titular do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2019-2021); Membro do Comitê Científico ANPEd-SE (2018); Coordenação Nacional do Comitê Científico da ANPEd (2019-2021); Vice-coordenação do GT 12- Currículo da ANPEd (2021-2023). Membro do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ). Membro do Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia - Rio de janeiro. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Cotidiano e Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pesquisa, cotidiano, currículo e cultura.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Gouvêa, T. da C., Garcia, A., & Rincon, F. G. M. . (2025). Memórias e experiências nos cotidianos escolares: potências e deslocamentos possíveis para a paz. Reflexão E Ação, 32(2), 186-199. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19837

Edição

Seção

v.32, n.3 de 2024: “Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidian