Memórias e experiências nos cotidianos escolares: potências e deslocamentos possíveis para a paz
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19837Palavras-chave:
memórias, alteridade, cotidianos, pazResumo
O texto articula as narrativas de pesquisas realizadas pelo grupo Diálogos escolas-universidade: processos formativos, currículos e cotidianos (DGPESq-CNPq), com foco nas questões da memória e da tessitura de caminhos curriculares e pedagógicos orientados para a paz em territórios de conflito. Apresenta narrativas que exploram a história, a memória e a micro tessitura cotidiana da paz no contexto escolar, enfatizando o papel do diálogo, dos afetos (Spinoza, 2009) e da experiência coletiva docente na elaboração de currículos e práticas educacionais ao problematizarem a violência como lógica e prática que se contrapõe à nossa humanização. Além disso, o artigo destaca como os corpos se influenciam de modo recíproco na produção de conhecimentos, fomentando diálogos mais horizontalizados e éticos entre os diferentes modos de ser e estar no mundo, tendo em vista fortalecer as práticas e sentidos ligados à paz, bem como desagregar o contexto violento que se impõem em territórios em conflito.
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