CAMINHOS DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Patrícia Rodrigues Kimura
  • Rita Cassia Cabral
  • Ivany Pinto do Nascimento
  • Wilma Baía Coelho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2547

Palavras-chave:

Educação, Docência, Formação, Profissionalização, Reestruturação

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a formação e profissionalização docente no Brasil. Apresenta como objetivo traçar um breve panorama acerca da Formação de Professores, apontando para a sua estreita relação com a questão da Profissionalização docente, buscando relacionar os imbricamentos destas duas dimensões no processo educativo, demarcando as principais reivindicações do professorado e as atuais questões que ainda se impõe ao estatuto da profissão. Tendo como referencial teórico-metodológico a revisão bibliográfica com os autores Veiga (2005); RAMALHO, NUÑEZ e GAUTHIER, (2004) e Nóvoa (1997) que apontam para um contexto de reestruturação do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues Kimura

É mestranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA, na linha: Educação, Cultura e Sociedade.

Rita Cassia Cabral

É mestranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA da linha de Educação: Currículo e Epistemologia e História

Ivany Pinto do Nascimento

Psicóloga. Doutora em Educação (PUC). Docente Associada I da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude Representações Sociais e Educação-GEPJURSE/ UFPA. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas, Pesquisadora do INEP, consultora ad hoc CAPES.

Wilma Baía Coelho

Professora adjunta IV da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais-GERA/UFPA. Bolsista produtividade do CNPQ.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Kimura, P. R., Cabral, R. C., Pinto do Nascimento, I., & Coelho, W. B. (2012). CAMINHOS DA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE. Reflexão E Ação, 20(1), 09-23. https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2547

Edição

Seção

Artigos Temáticos