HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: QUATRO ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2590

Palavras-chave:

Disciplinas Escolares, Currículo, História da Educação, Historiografia, Matérias Escolares

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca de algumas abordagens historiográficas dentro do campo da História das Disciplinas Escolares, conforme mobilizadas pelas leituras que foram objeto de discussão em seminário ofertado na linha de História e Historiografia da Educação, no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, durante o primeiro semestre de 2009. São investigadas aqui as abordagens praticadas pela historiografia anglo-saxônica, francesa, espanhola e latino americana, buscando apreender os modos como cada uma, a seu modo e a partir de questões próprias, contribuem para a produção do conhecimento em torno da historicidade das disciplinas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação no século XIX, privilegiando os seguintes temas: história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Tuchinski dos Anjos, J. J. (2013). HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: QUATRO ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS. Reflexão E Ação, 281-298. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.2590