HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: QUATRO ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS

Juarez José Tuchinski dos Anjos

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca de algumas abordagens historiográficas dentro do campo da História das Disciplinas Escolares, conforme mobilizadas pelas leituras que foram objeto de discussão em seminário ofertado na linha de História e Historiografia da Educação, no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, durante o primeiro semestre de 2009. São investigadas aqui as abordagens praticadas pela historiografia anglo-saxônica, francesa, espanhola e latino americana, buscando apreender os modos como cada uma, a seu modo e a partir de questões próprias, contribuem para a produção do conhecimento em torno da historicidade das disciplinas escolares.

Palavras-chave


Disciplinas Escolares; Currículo; História da Educação; Historiografia; Matérias Escolares

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v0i0.2590



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo