TUTORIA: UMA PRÁTICA DE ENSINO AUTORREGULADA UTILIZADA NO ENSINO SUPERIOR

Lourdes Maria Bragagnolo Frison

Resumo


Este artigo propõe refletir sobre tutoria, alternativa educativa utilizada no ensino superior, que tem como objetivo potencializar a aprendizagem realizada em parceria entre os acadêmicos. Esta estratégia de ensino tem buscado estimular um trabalho planejado e desenvolvido pelos próprios universitários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre tutoria, a fim de compreender a origem e a importância desta atividade para o processo de ensino e a aprendizagem universitário e, a seguir uma pesquisa empírica, que teve como locus o trabalho desenvolvido no Programa de Educação Tutorial – PET, da Faculdade de Educação/FaE, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, com o objetivo de investigar como a prática da tutoria é realizada, uma vez que ela intenciona complementar a formação inicial e continuada.

Palavras-chave


Tutoria; Programa de Educação Tutorial; Aprendizagem; Universidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i2.2596

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