A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ÉTICA DA TEORIA COM A PRÁTICA: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2855Palavras-chave:
Ética, Responsabilidade Social, Formação de Professores, UniversidadeResumo
Aprender e ensinar constituem-se em duas atividades muito próximas da experiência de qualquer ser humano. As pessoas estão em constante trocas de experiências e saberes, nas quais elas ensinam e aprendem ao mesmo tempo. As metodologias de ensino e aprendizagem exigem um esforço permanente de inovação e criatividade, no processo de construção de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, a universidade precisa planejar suas ações educativas de modo que a formação dos profissionais, especificamente aqui citando, a formação de professores, esteja impressa com a marca da ética e da responsabilidade social. Este estudo tem como objetivo compreender ética na relação teoria e prática no processo de formação de professores, como uma via de mão dupla, do ponto de vista da responsabilidade social universitária. Para tanto, o caminho desta pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, especificamente a pesquisa-ação, tendo como base a perspectiva de compreender a responsabilidade social da universidade na formação do professor, através da elaboração e aplicação de um projeto de cunho social, envolvendo alunos do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Piauí, e alunos do Ensino Médio de uma escola pública, ambas instituições estão localizadas na cidade de Corrente-PI. Nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. No mundo em que o conhecimento caminha largamente à frente dos recursos materiais, a importância de uma educação superior forte é cada vez maior. É igualmente indispensável melhorar a qualidade do ensino oferecido, para o fortalecimento de seu aluno como futuro profissional ético, competente e responsável que deve ser.Downloads
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