A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA: NOTAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA NO JARDIM DA INFÂNCIA “GETÚLIO VARGAS”

Autores

  • José Edimar Souza
  • Caroline Machado Cortelini Conceição

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.2928

Palavras-chave:

Memória, Ensino Rural, Prática pedagógica, Jardim de Infância

Resumo

Este estudo investiga fragmentos de memórias sobre as práticas pedagógicas da professora Maria Gersy Höher Thiesen, primeira professora do pioneiro jardim da infância “GetúlioVargas”, implantado em 1942, na região de Lomba Grande, espaço rural de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza as práticas de escolarização, focalizando como foram seus primeiros tempos de professora e a dimensão das memórias das práticas pedagógicas desenvolvidas no jardim de infância. Destaca-se no conjunto de análise que mesmo à margem da cidade, em Novo Hamburgo/RS, na década de 1940, em Lomba Grande havia um jardim de infância e que as práticas estabelecidas por esta professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período. Constatou-se ainda a influência que a corrente pedagógica desta época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional como característica de sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar Souza

Doutorado em andamento na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS com bolsa CAPES/PROEX. Professor na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

Caroline Machado Cortelini Conceição

Doutorado em andamento na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Integra os grupos de pesquisa: Educação, crianças e infâncias e História, política e gestão da escola básica.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Souza, J. E., & Conceição, C. M. C. (2014). A ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA: NOTAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA NO JARDIM DA INFÂNCIA “GETÚLIO VARGAS”. Reflexão E Ação, 22(1), 223-246. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.2928