A COMUNICAÇÃO CORPORAL COMO SABER DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.3031Palavras-chave:
Educação, Saber, Comunicação, CorpoResumo
Este artigo discute a comunicação corporal enquanto um saber docente. Para tanto, aflora-se a problemática da fragilidade comunicativa na relação entre professor e aluno, a concepção reduzida do corpo no processo ensino-aprendizagem, a possibilidade teórica da inclusão de novos saberes docentes, ainda não explorados, e elucida as contribuições advindas da linguagem corporal para um agir pedagógico mais consciente do próprio corpo na ação. Partindo-se da premissa de que é possível transmitir e decodificar mensagens, que estão continuamente acontecendo em sala de aula e que geralmente são imperceptíveis à comunicação verbal, defende-se, neste artigo, que a linguagem corporal consciente pode se constituir num saber docente útil na sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.