FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS MEDIADA POR UMA REDE SOCIAL NA INTERNET: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes
  • Rosimeire Martins Régis Santos
  • Ana Maria Ribas de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3061

Palavras-chave:

Professores Indígenas e Não Indígenas, Rede Social, Formação Continuada, Interculturalidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar uma formação continuada de professores indígenas e não indígenas, mediada por uma rede social na internet chamada Ning, sob uma perspectiva intercultural. Esta rede social evidenciou-se como uma comunidade virtual, pois foram estabelecidos laços afetivos, nós, conexões e teias de relações entre seus participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa no sentido de que as experiências dos pesquisadores e professores são valorizadas e compartilhadas dentro de um contexto social. Os resultados apontam que os participantes do grupo em formação continuada, apesar de suas dificuldades com o uso da própria tecnologia e com a pouca infraestrutura tecnológica, enxergam estes espaços virtuais como uma possibilidade de novas descobertas, criações e produção de conhecimento, não abandonando os costumes, as tradições e a sua própria cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago Lopes

Doutora em Linguística Aplicada e estudos de Linguagem (PUC/SP) Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação – UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB).

Rosimeire Martins Régis Santos

2Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB). Professora do Curso de Pós-Graduação Educação a Distância da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ana Maria Ribas de Jesus

3Mestranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Grande e Técnica da Divisão de Tecnologias Educacionais/DITEC/SEMED.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Lopes, M. C. L. P., Santos, R. M. R., & Jesus, A. M. R. de. (2013). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS MEDIADA POR UMA REDE SOCIAL NA INTERNET: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. Reflexão E Ação, 263-280. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3061