A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Ariana da Silva Fagundes Generoso
  • Maria ia Inês Côrte Vitór

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3110

Palavras-chave:

Construção do Estado de Conhecimento, Literatura Infantil, Alfabetização, Formação de Leitor

Resumo

O presente artigo pretende obter um cenário dos estudos realizados sobre a presença da literatura infantil nas salas de aula de alfabetização do Ensino Fundamental, a partir da Lei nº11.274, que prevê o período de nove anos para esta etapa da Educação Básica. Para tanto, foram analisadas teses/dissertações de 2006 até 2011 sobre a temática e organizadas categorias abrangentes ao levantamento. Os portais da CAPES e da ANPEd foram mantenedores do corpus da pesquisa. Seis trabalhos adequados aos critérios determinados são advindos do portal da CAPES e um trabalho, do portal da ANPEd, dentre muitos que foram pesquisados, mas que não estabeleceram relação com as exigências estabelecidas. Os dados encontrados refletem uma necessidade de uma maior abrangência em pesquisas na área de formação de leitores de literatura em fase inicial do processo de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana da Silva Fagundes Generoso

Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; integrante do Grupo de Pesquisas Teorias e Práticas na Formação de Educadores.

Maria ia Inês Côrte Vitór

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; líder do Grupo de Pesquisas Teorias e Práticas na Formação de Educadores.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Generoso, A. da S. F., & Inês Côrte Vitór, M. ia. (2013). A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE CONHECIMENTO. Reflexão E Ação, 21(2), 430-444. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3110