APRENDER MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER O BRASIL

Autores

  • Karla Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3133

Resumo

O artigo mostra como vem sendo constituída a relação entre desenvolvimento e aprendizagem da matemática por veículos da mídia brasileira. O artigo apresenta uma breve discussão da noção de desenvolvimento, mostrando seu atrelamento ao setor industrial desde meados do século passado, mas também apresentando as transformações da racionalidade que orienta esse setor. De acordo com o quadro desenvolvido, passa-se de uma indústria da reprodução para uma indústria da inovação, o que aumenta a necessidade de engenheiros. A partir dessas considerações, são analisados 12 artigos publicados em sites de grandes veículos da mídia impressa brasileira entre 2010 e 2012, o que permite perceber uma concepção de que a formação de engenheiros, considerada essencial para o desenvolvimento no estágio atual do capitalismo, seria prioritariamente dependente do bom desempenho dos alunos em matemática ao mesmo tempo em que a aprendizagem de matemática teria como objetivo quase exclusivo produzir condições para a ampliação do número de engenheiros no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Como Citar

Saraiva, K. (2012). APRENDER MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER O BRASIL. Reflexão E Ação, 20(2), 136-153. https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3133