EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO DE MENINOS E MENINAS NEGRAS E DESVALIDAS EM INSTITUIÇÕES PARA ÓRFÃOS (PERNAMBUCO, SÉCULO XIX)
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3151Palavras-chave:
História da Educação, Pernambuco, Meninos e Meninas Negras e Desvalidas, Intituições para ÓrfãosResumo
Este estudo que é parte de uma pesquisa mais ampla que se propôs a compreender a educação para as crianças desvalidas em instituições para órfãos que funcionaram na Província de Pernambuco ao longo do século XIX. Utilizamos como fontes legislação da instrução pública; ofícios e relatórios da Presidência da Província e das instituições orfanológicas. A pesquisa foi norteada teórica e metodologicamente pelos estudos da História Social da Infância. O tratamento dado às crianças no interior das instituições poderia variar de acordo com o gênero e a raça. Os meninos “incorrigíveis” poderiam ser encaminhados à Marinha e ao Exército como castigo. Para as meninas “insubordinadas” os hospitais eram os lugares de destino. Os prêmios poderiam ser livros e objetos de ensino, medalhas e valores em dinheiro ou lugares de destaque nas aulas, segundo o professor julgasse necessário. As meninas bem comportadas ainda poderiam ser professoras, trabalhar em casas de famílias ou se casarem.Downloads
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