EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO DE MENINOS E MENINAS NEGRAS E DESVALIDAS EM INSTITUIÇÕES PARA ÓRFÃOS (PERNAMBUCO, SÉCULO XIX)

Autores

  • Adlene Silva Arantes

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3151

Palavras-chave:

História da Educação, Pernambuco, Meninos e Meninas Negras e Desvalidas, Intituições para Órfãos

Resumo

Este estudo que é parte de uma pesquisa mais ampla que se propôs a compreender a educação para as crianças desvalidas em instituições para órfãos que funcionaram na Província de Pernambuco ao longo do século XIX. Utilizamos como fontes legislação da instrução pública; ofícios e relatórios da Presidência da Província e das instituições orfanológicas. A pesquisa foi norteada teórica e metodologicamente pelos estudos da História Social da Infância. O tratamento dado às crianças no interior das instituições poderia variar de acordo com o gênero e a raça. Os meninos “incorrigíveis” poderiam ser encaminhados à Marinha e ao Exército como castigo. Para as meninas “insubordinadas” os hospitais eram os lugares de destino. Os prêmios poderiam ser livros e objetos de ensino, medalhas e valores em dinheiro ou lugares de destaque nas aulas, segundo o professor julgasse necessário. As meninas bem comportadas ainda poderiam ser professoras, trabalhar em casas de famílias ou se casarem.

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Biografia do Autor

Adlene Silva Arantes

Doutora em Educação, Universidade Federal Paraíba (UFPB). É Professora Adjunta, Universidade de Pernambuco, UPE, Campus Mata Norte. Pesquisadora do GEHSCAL - GRUPO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA SOCIOCULTURAL DA AMÉRICA LATINA. Endereço:Rua Rio Pajeú, 482, Bloco B -01, Aptº 103, Conj. Residencial Vale dos Rios II, Ibura – Recife- PE CEP. 51230-360. Fones: (81) 3621-7213 (81) 9911-8801. Endereço Eletronico: adlene.arantes@hotmail.com

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Publicado

2015-10-16

Como Citar

Arantes, A. S. (2015). EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO DE MENINOS E MENINAS NEGRAS E DESVALIDAS EM INSTITUIÇÕES PARA ÓRFÃOS (PERNAMBUCO, SÉCULO XIX). Reflexão E Ação, 23(2), 269-294. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3151