CONVERSAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A EMERGÊNCIA DO POTENCIAL DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PELA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3152Palavras-chave:
Ensino de Física, Estágio de Docência, Recursividade, Objetos Virtuais de AprendizagemResumo
Neste artigo explicamos uma pesquisa vivida no Estágio de Docência da disciplina Atividades de Ensino de Física II, no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. As atividades desenvolvidas visaram experienciar a docência enquanto um processo reflexivo e, investigar a potencialidade dos objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para as ações educativas no ensino de física. Conceitos presentes na Biologia do Conhecer de Maturana subsidiaram a argumentação de que existe a necessidade de vivência, discussão e problematização de forma recursiva e recorrente das questões metodológicas relacionadas ao uso das tecnologias digitais no âmbito dos cursos de licenciatura em Física. A análise foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva, Moraes (2003), constituída de três momentos: unitarização, categorização e meta-texto. Os resultados são apresentados em: Conversas sobre possibilidades para ensinar Física e Conversas sobre as produções dos estudantes: a emergência do potencial dos OVA pela mediação pedagógica, ambas pautadas pelo escutar o outro e pelo conversar recursivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.