CONVERSAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A EMERGÊNCIA DO POTENCIAL DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PELA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Berenice Vahl Vaniel UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)
  • Débora Pereira Laurino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3152

Palavras-chave:

Ensino de Física, Estágio de Docência, Recursividade, Objetos Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Neste artigo explicamos uma pesquisa vivida no Estágio de Docência da disciplina Atividades de Ensino de Física II, no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. As atividades desenvolvidas visaram experienciar a docência enquanto um processo reflexivo e, investigar a potencialidade dos objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para as ações educativas no ensino de física. Conceitos presentes na Biologia do Conhecer de Maturana subsidiaram a argumentação de que existe a necessidade de vivência, discussão e problematização de forma recursiva e recorrente das questões metodológicas relacionadas ao uso das tecnologias digitais no âmbito dos cursos de licenciatura em Física. A análise foi realizada com base na metodologia de Análise Textual Discursiva, Moraes (2003), constituída de três momentos: unitarização, categorização e meta-texto. Os resultados são apresentados em: Conversas sobre possibilidades para ensinar Física e Conversas sobre as produções dos estudantes: a emergência do potencial dos OVA pela mediação pedagógica, ambas pautadas pelo escutar o outro e pelo conversar recursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berenice Vahl Vaniel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Doutora em Educação em Ciências, Professora da Rede Municipal de Educação do Rio Grande, RS.

Débora Pereira Laurino, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Doutora em Informática na Educação, Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Vaniel, B. V., & Laurino, D. P. (2013). CONVERSAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A EMERGÊNCIA DO POTENCIAL DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PELA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA. Reflexão E Ação, 21(2), 104-127. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3152