NARRATIVAS EM CONVERGÊNCIAS: SER-AGIR EM UMA METODOLOGIA COMPLEXA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.320Palavras-chave:
educação, complexidade, linguagem, narrativas, aprendizagem.Resumo
Esse estudo questiona a suficiência dos aportes teóricos vinculados ao paradigma da complexidade para a emergência de uma metodologia complexa da aprendizagem e demais afazeres do campo da educação. Nossas hipóteses partem da convicção de que tais constructos dão conta dessas especificidades, potencializando o conhecer como um ser-agir em convivência. Procuramos demonstrar essa perspectiva, nesse texto, procedendo à descrição do funcionamento do Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas - GAIA, colocando-nos como sujeitos das ações de pesquisa, como observadores implicados no ato mesmo de observar, o que vincula este estudo às abordagens autopoiéticas e metacognitivas. O desafio é possibilitar, a partir de vivências dialógicas em ambientes complexos como as redes presenciais e virtuais de aprendizagens, novas compreensões acerca da inseparabilidade do conhecer-viver como fluxo passível de aplicação na educação. Articulando pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, os pesquisadores envolvidos com o GAIA tendem a convergir na defesa de uma educação que se tece junto; que faz emergir o respeito mútuo, a amorosidade e também a morosidade necessária ao ser-agir na consciência de que cada organismo conspira para a vida com seu próprio ritmo e implicações cósmicas. Nossas conclusões apontam para vínculos significativos entre os recortes teóricos apresentados e a compreensão do observar-agir com um modo de pesquisar e de aprender, tendo como veículos as narrativas do grupo em convergências diversas, processo que nominamos como ontoepistemogênese. Além disso, demonstramos com esse estudo a processualidade das narrativas como fluxos que nos permitem mapear uma metodologia complexa, que emerge e faz emergir o ser-conhecer a partir de padrões que conectam e marcadores conceituais. Palavras-chave: educação; complexidade; linguagem; narrativas; aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.