NARRATIVAS EM CONVERGÊNCIAS: SER-AGIR EM UMA METODOLOGIA COMPLEXA

Autores

  • Felipe Gustsack
  • Marcos Moura Baptista dos Santos
  • Narjara Telöken Kipper
  • Vanessa dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.320

Palavras-chave:

educação, complexidade, linguagem, narrativas, aprendizagem.

Resumo

Esse estudo questiona a suficiência dos aportes teóricos vinculados ao paradigma da complexidade para a emergência de uma metodologia complexa da aprendizagem e demais afazeres do campo da educação. Nossas hipóteses partem da convicção de que tais constructos dão conta dessas especificidades, potencializando o conhecer como um ser-agir em convivência. Procuramos demonstrar essa perspectiva, nesse texto, procedendo à descrição do funcionamento do Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas - GAIA, colocando-nos como sujeitos das ações de pesquisa, como observadores implicados no ato mesmo de observar, o que vincula este estudo às abordagens autopoiéticas e metacognitivas. O desafio é possibilitar, a partir de vivências dialógicas em ambientes complexos como as redes presenciais e virtuais de aprendizagens, novas compreensões acerca da inseparabilidade do conhecer-viver como fluxo passível de aplicação na educação. Articulando pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, os pesquisadores envolvidos com o GAIA tendem a convergir na defesa de uma educação que se tece junto; que faz emergir o respeito mútuo, a amorosidade e também a morosidade necessária ao ser-agir na consciência de que cada organismo conspira para a vida com seu próprio ritmo e implicações cósmicas. Nossas conclusões apontam para vínculos significativos entre os recortes teóricos apresentados e a compreensão do observar-agir com um modo de pesquisar e de aprender, tendo como veículos as narrativas do grupo em convergências diversas, processo que nominamos como ontoepistemogênese. Além disso, demonstramos com esse estudo a processualidade das narrativas como fluxos que nos permitem mapear uma metodologia complexa, que emerge e faz emergir o ser-conhecer a partir de padrões que conectam e marcadores conceituais. Palavras-chave: educação; complexidade; linguagem; narrativas; aprendizagem.

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Publicado

2008-07-08

Como Citar

Gustsack, F., Santos, M. M. B. dos, Kipper, N. T., & Santos, V. dos. (2008). NARRATIVAS EM CONVERGÊNCIAS: SER-AGIR EM UMA METODOLOGIA COMPLEXA. Reflexão E Ação, 15(2), 22-39. https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.320

Edição

Seção

Artigos Temáticos