ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: COMPARANDO AS EXPERIÊNCIAS DE SERGIPE E PERNAMBUCO NUMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA TOLERÂNCIA

Autores

  • Aurenéa Maria de Oliveira
  • Péricles Moraes de de Andrade Jr
  • Daniela dos Santos Rezende
  • José Eraldo Neves Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3217

Palavras-chave:

Ensino Religioso, LDB, Sergipe, Pernambuco, Tolerância

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os limites da aplicação dos dispositivos do artigo 33 da Lei 9475 de 22 de julho de 1997 no espaço escolar das redes públicas de ensino de Sergipe e Pernambuco. Algumas questões são norteadoras: a aplicação da lei consegue evitar o proselitismo? Como são definidos os conteúdos e as normas para habilitação dos professores? Parte-se da premissa de que a aplicação em parte da Lei Nº 9475 não consegue evitar o proselitismo no Ensino Religioso, tendência constatada nos conteúdos, nas normas para habilitação dos professores no Ensino Religioso e no envolvimento das entidades religiosas nas práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurenéa Maria de Oliveira

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta II do Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Péricles Moraes de de Andrade Jr

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor-Adjunto II do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Sociologia da UFS.

Daniela dos Santos Rezende

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela UFS.

José Eraldo Neves Ribeiro

Licenciado em História e Mestrando em Antropologia pela UFS.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Maria de Oliveira, A., de Andrade Jr, P. M. de, Rezende, D. dos S., & Ribeiro, J. E. N. (2013). ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: COMPARANDO AS EXPERIÊNCIAS DE SERGIPE E PERNAMBUCO NUMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA TOLERÂNCIA. Reflexão E Ação, 21(1), 50-71. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3217