UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS CONFLITOS INTERPESSOAIS E O BULLYING ENTRE ESCOLARES

Autores

  • Loriane Trombini Frick
  • Maria Suzana de Stefano Menin
  • Luciene Regina Paulino Tognetta

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3318

Palavras-chave:

Ambiente sociomoral, Conflitos interpessoais, Bullying

Resumo

A presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, teve como objetivo analisar as relações entre os estilos de resolução de conflitos adotados pelos professores e os modos de agir dos alunos perante conflitos entre pares e a possível incidência de bullying, em duas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas de um município do interior de São Paulo. Para coleta de dados, realizaram-se observações nas duas salas de aula, preencheu-se uma ficha para caracterização dos ambientes sociomorais e aplicou-se dois questionários aos alunos: um com histórias hipotéticas de conflitos, baseado em Vicentin; outro sobre bullying, inspirado nos instrumentos de Olweus e de Ortega, Mora-Merchán e Mora. Evidenciou-se que a qualidade das relações estabelecidas pelos professores influencia em como os alunos resolvem conflitos e na incidência do bullying.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loriane Trombini Frick

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação - Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP.

Maria Suzana de Stefano Menin

Professora Titular em Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univ. Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Luciene Regina Paulino Tognetta

Doutora em Psicologia Escolar. Membro do GEPEM-UNESP/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Trombini Frick, L., Stefano Menin, M. S. de, & Paulino Tognetta, L. R. (2013). UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS CONFLITOS INTERPESSOAIS E O BULLYING ENTRE ESCOLARES. Reflexão E Ação, 21(1), 93-113. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3318