EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APRENDIZAGENS COLETIVAS EM UMA TRAJETÓRIA

Autores

  • Monica Carapeços Arriada
  • Tania Kist
  • Joice Nunes Lanzarini
  • Paulo Roberto Marcolla Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.333

Palavras-chave:

conhecimento, comunidades virtuais, construção coletiva, diálogo, cooperação

Resumo

Neste estudo apresentamos os resultados de um conjunto de ações de pesquisa, realizadas por uma equipe multidisciplinar, que procurou organizar e estruturar mecanismos, ferramentas e metodologias para uma proposta de educação diferenciada, baseada na web. Como resultado, além de uma metodologia para a preparação de cursos, foi estruturada e disponibilizada uma primeira versão de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O objetivo era viabilizar experiências de educação a distância, a serem validadas pelos próprios educadores em formação, realizando a preparação e oferta de disciplinas de graduação. Com isso, o professor poder vivenciar a lógica que permeia as diferentes tecnologias com suas características específicas, como por exemplo, as ferramentas de comunicação síncronas (bate-papos) ou assíncronas (fóruns), que possibilitam qualificar o diálogo pedagógico com seus alunos e alunas. Construída com base nos princípios democráticos de uma Instituição Comunitária, que propõe desenvolver o conhecimento como uma construção coletiva com base no diálogo e na cooperação, a realização dessa experiência permite vislumbrar um cenário de inserção dos diferentes atores sociais nas propostas de Educação a Distância. Palavras-chave: conhecimento; comunidades virtuais; construção coletiva; diálogo; cooperação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-08

Como Citar

Arriada, M. C., Kist, T., Lanzarini, J. N., & Araújo, P. R. M. (2008). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APRENDIZAGENS COLETIVAS EM UMA TRAJETÓRIA. Reflexão E Ação, 15(2), 92-112. https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.333

Edição

Seção

Artigos Temáticos