EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APRENDIZAGENS COLETIVAS EM UMA TRAJETÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v15i2.333Palabras clave:
conhecimento, comunidades virtuais, construção coletiva, diálogo, cooperaçãoResumen
Neste estudo apresentamos os resultados de um conjunto de ações de pesquisa, realizadas por uma equipe multidisciplinar, que procurou organizar e estruturar mecanismos, ferramentas e metodologias para uma proposta de educação diferenciada, baseada na web. Como resultado, além de uma metodologia para a preparação de cursos, foi estruturada e disponibilizada uma primeira versão de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O objetivo era viabilizar experiências de educação a distância, a serem validadas pelos próprios educadores em formação, realizando a preparação e oferta de disciplinas de graduação. Com isso, o professor poder vivenciar a lógica que permeia as diferentes tecnologias com suas características específicas, como por exemplo, as ferramentas de comunicação síncronas (bate-papos) ou assíncronas (fóruns), que possibilitam qualificar o diálogo pedagógico com seus alunos e alunas. Construída com base nos princípios democráticos de uma Instituição Comunitária, que propõe desenvolver o conhecimento como uma construção coletiva com base no diálogo e na cooperação, a realização dessa experiência permite vislumbrar um cenário de inserção dos diferentes atores sociais nas propostas de Educação a Distância. Palavras-chave: conhecimento; comunidades virtuais; construção coletiva; diálogo; cooperaçãoDescargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.