OS MODELOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS

Autores

  • Maria Auxiliadora Soares Padilha

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.344

Palavras-chave:

Educação a Distância, Modelos de Cursos a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Blended-learning

Resumo

O objetivo deste trabalho foi classificar modelos de cursos de graduação a distância, autorizados e em funcionamento em universidades públicas federais. Para isso, analisamos sites de 15 universidades brasileiras visando levantar dados acerca do modelo do curso, do funcionamento do polo, dos professores e tutores, do material didático e da avaliação da aprendizagem. Apesar das informações nos sites das instituições ainda serem restritas, concluímos que o modelo dos cursos, em geral, é baseado no blended-learning; os polos são importantes espaços para o funcionamento dos cursos; não estão muito claras, nos sites, as funções dos professores enquanto que há maior detalhamento sobre as tarefas dos tutores; e a proposta de avaliação da aprendizagem é mais formativa que classificatória. Sendo assim, acreditamos que as pesquisas sobre a modalidade a distância devem centrar em suas especificidades, relacionando, claro, com a realidade brasileira e seu contexto.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Soares Padilha

Pedagoga, Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Padilha, M. A. S. (2013). OS MODELOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS. Reflexão E Ação, 21(2), 82-103. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.344