ARTE, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E LINGUAGEM DIGITAL: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Guilherme Augusto Rosa Inácio
  • Renata Cristina Rodrigues Pires
  • Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3446

Palavras-chave:

Arte e Educação, Fenomenologia Bachelardiana, Interdisciplinaridade, Linguagem Digital, Pesquisa Educacional

Resumo

A pesquisa em andamento aqui relatada possui uma perspectiva interdisciplinar no sentido de que são escolhidas formas de expressões conceituais e artísticas além da linguagem digital, para fazê-las convergir em torno de um mesmo núcleo temático. Seu objetivo é buscar aportes para um processo formativo que considere a educação, a filosofia e a imaginação criadora como complementares, tendo como referencial teórico, sobretudo, Bachelard. A pesquisa envolve uma abordagem qualitativa e a aproximação ao método fenomenológico. Propõem-se estudos bibliográficos, a criação de um Banco Virtual de Dados, a análise de relatos de pesquisa e um trabalho de campo. Os primeiros resultados abrangem estudos teóricos sobre a fenomenologia da imaginação e a educação popular, a criação do banco de dados e análises de trabalhos que recorrem à arte em sua metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Rosa Inácio

Aluno de iniciação científica, PIBIC/Universidade de Uberaba-UNIUBE

Renata Cristina Rodrigues Pires

Aluna de iniciação científica, PIBIC/ Universidade de Uberaba-UNIUBE

Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes

Doutora em educação, REDECENTRO/OBEDUC-CAPES/ Universidade de Uberaba-UNIUBE.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Rosa Inácio, G. A., Rodrigues Pires, R. C., & Abreu-Bernardes, S. T. de. (2013). ARTE, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E LINGUAGEM DIGITAL: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES. Reflexão E Ação, 21(2), 351-382. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3446