REFLEXÕES SOBRE A MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Cecília Maria Vieira
  • Kamylla Pereira Borges
  • Laerson Pires Gonzaga
  • Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3525

Palavras-chave:

Educação, Mérito, Políticas Públicas, Meritocracia Escolar

Resumo

Este estudo propõe investigar a concepção meritocrática presente nas políticas oficiais destinadas à educação brasileira, a exemplo do que acontece no Estado de São Paulo, que adotou o modelo de gestão baseado na meritocracia para a “pseudo” valorização dos professores das escolas públicas. Para tanto, analisou-se sentido etimológico do termo mérito, buscando compreender o significado atribuído aos termos meritocracia e meritocracia escolar no contexto da Reforma do Aparelho do Estado. Busca-se destacar como essas políticas podem exercer um controle sobre o professor, fazendo com que os interesses do capital se sobressaiam ainda mais na educação na forma mercadológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Maria Vieira

Mestre em Educação. Apoio Técnico/ Professor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO e integrante do Núcleo. de Estudos Africanos e Afrodescendentes da UFG.

Kamylla Pereira Borges

Doutoranda em Ensino da Saúde.Institucional: Professora da Universidade Estadual de Goiás-UEG.

Laerson Pires Gonzaga

Professor da Secretaria de Educação do Município de Goiânia-GO. Vinculado ao GTTE – Infância e Educação Física da FEF/UFG.

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira

Professora Assistente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutoranda em Educação, na linha Cultura e Processos Educacionais no PPGE/FE/UFG.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Maria Vieira, C., Pereira Borges, K., Pires Gonzaga, L., & Leite de Oliveira, N. D. G. (2013). REFLEXÕES SOBRE A MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Reflexão E Ação, 315-334. https://doi.org/10.17058/rea.v0i0.3525