COMPREENSÕES SOBRE O ESCREVER ENQUANTO EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Débora Pereira Laurino Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728

Palavras-chave:

Escrever, Redes de Conversação, Experiência, Educação a Distância, Aprendizagem

Resumo

Este artigo discute sobre o escrever como forma de contribuir com processos de aprendizagem no contexto da educação a distância. Com essa intenção, aborda-se o escrever enquanto experiência como um processo de conversação, um emocionar que se torna linguagem, gera mudanças estruturais e contribui com a autonomia e criatividade no espaço de convivência do escrever. Inúmeras são as possibilidades dos contextos do escrever, porém nessa pesquisa o foco de análise está nos escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, o qual acontece a distância. Utiliza-se a Análise Textual Discursiva como forma de evidenciar a experiência com o escrever desses professores-cursistas e compõe-se um metatexto em que são identificados os encontros desses escreveres com as compreensões tecidas pelas autoras a partir do suporte teórico que possibilita o argumento explicativo das análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Possui graduação em Oceanologia (2000), mestrado em Educação Ambiental (2004) e em 2011 ingressou no Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES), todos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ainda em 2011 ingressou na Licenciatura em Pedagogia a distância pela UNOPAR. Há cinco anos atua na educação a distância onde atualmente é professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trabalhou com educação ambiental não-formal durante sete anos, no Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), desenvolvendo projetos e atividades com formação de professores e comunidades em situação de risco. No NEMA coordenou o projeto Ondas que te quero mar: educação ambiental para comunidades costeiras, durante três anos e publicou livros com a temática ambiental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologia de educação, pesquisa e educação a distância.

Débora Pereira Laurino, Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Informática na Educação, Educação a Distância, Educação em Ciências e Educação Ambiental, atua na formação de professores, no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e de metodologias educacionais.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Pereira Laurino, D. (2013). COMPREENSÕES SOBRE O ESCREVER ENQUANTO EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Reflexão E Ação, 21(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728