INSIGHTS ON WRITING AS EXPERIENCE AND LEARNING IN DISTANCE EDUCANTION

Authors

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Débora Pereira Laurino Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728

Keywords:

Writing, Conversation Networks, Experience, Distance Education, Learning

Abstract

This article discusses the writing as a way to contribute to learning processes in distance education. With this intention, it approaches the writing while experience as a process of conversation, a stir emotion which becomes language and generate structural changes, created by the conviviality of writing space and treat this process as autonomous and creative. Endless are the possibilities of the contexts of writing, but in this research the focus of analysis is the writings of the teacher-students of Specialization in Information and Communication Technologies in Education, which takes place by distance. It is used Qualitative Textual Analysis as a way to evidence the experience with writing of the teacher-students and is composed a metatext in which the encounters of those writings with the comprehensions woven by the authors are identified from the theoretical support that enables the explanatory argument of the analysis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Possui graduação em Oceanologia (2000), mestrado em Educação Ambiental (2004) e em 2011 ingressou no Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES), todos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ainda em 2011 ingressou na Licenciatura em Pedagogia a distância pela UNOPAR. Há cinco anos atua na educação a distância onde atualmente é professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trabalhou com educação ambiental não-formal durante sete anos, no Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), desenvolvendo projetos e atividades com formação de professores e comunidades em situação de risco. No NEMA coordenou o projeto Ondas que te quero mar: educação ambiental para comunidades costeiras, durante três anos e publicou livros com a temática ambiental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologia de educação, pesquisa e educação a distância.

Débora Pereira Laurino, Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Informática na Educação, Educação a Distância, Educação em Ciências e Educação Ambiental, atua na formação de professores, no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e de metodologias educacionais.

Published

2013-12-26

How to Cite

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Pereira Laurino, D. (2013). INSIGHTS ON WRITING AS EXPERIENCE AND LEARNING IN DISTANCE EDUCANTION. Reflexão E Ação, 21(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728