COMPRENSIONES SOBRE EL ESCRIBIR COMO EXPERIENCIA Y APRENDIZAJE EN LA EDUCACION A DISTANCIA

Autores/as

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Débora Pereira Laurino Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728

Palabras clave:

Escribir, Redes de Conversación, Experiencia, Educación a Distancia, Aprendizaje

Resumen

Este artículo discute sobre el escribir como forma de contribuir con los procesos de aprendizaje en el contexto de la educación a distancia. Con esta intención, se aborda el escribir como experiencia, como un proceso de conversación, un emocionar que se torna lenguaje, genera cambios estructurales y contribuye con la autonomía y creatividad en el espacio de convivencia del escribir. Innúmeras son las posibilidades de los contextos del escribir, sin embargo en esta investigación el foco de las análisis esta en el escribir de profesores-cursistas de la Especialización en Tecnologías de la Información y Comunicación en la Educación, el cual ocurre a distancia. Se basa en el Análisis Textual Discursivo como forma de evidenciar la experiencia con el escribir de esos profesores-cursistas y está compuesta de un metatexto en que son identificados los encuentros del escribir con las comprensiones tejidas por las autoras a partir del soporte teórico que posibilita el argumento explicativo de las análisis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Possui graduação em Oceanologia (2000), mestrado em Educação Ambiental (2004) e em 2011 ingressou no Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES), todos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ainda em 2011 ingressou na Licenciatura em Pedagogia a distância pela UNOPAR. Há cinco anos atua na educação a distância onde atualmente é professora da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e da Especialização em Educação Ambiental, pela FURG através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trabalhou com educação ambiental não-formal durante sete anos, no Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), desenvolvendo projetos e atividades com formação de professores e comunidades em situação de risco. No NEMA coordenou o projeto Ondas que te quero mar: educação ambiental para comunidades costeiras, durante três anos e publicou livros com a temática ambiental. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologia de educação, pesquisa e educação a distância.

Débora Pereira Laurino, Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC/FURG.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Informática na Educação, Educação a Distância, Educação em Ciências e Educação Ambiental, atua na formação de professores, no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e de metodologias educacionais.

##submission.downloads##

Publicado

2013-12-26

Cómo citar

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & Pereira Laurino, D. (2013). COMPRENSIONES SOBRE EL ESCRIBIR COMO EXPERIENCIA Y APRENDIZAJE EN LA EDUCACION A DISTANCIA. Reflexão E Ação, 21(2), 134-150. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3728