SUBJETIVIDADE E INTERAÇÃO NOS FÓRUNS ONLINE: REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Maristela Rossato, Wilsa Maria Ramos, Diva Maria Albuquerque Maciel

Resumo


Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns online e contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica – (1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento – ofertadas nos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento.

Palavras-chave


Fóruns Online; Educação a Distância; Permanência; Subjetividade; Interação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo