SUBJETIVIDADE E INTERAÇÃO NOS FÓRUNS ONLINE: REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Maristela Rossato Universidade de Brasília
  • Wilsa Maria Ramos Universidade de Brasília
  • Diva Maria Albuquerque Maciel

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740

Palavras-chave:

Fóruns Online, Educação a Distância, Permanência, Subjetividade, Interação

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns online e contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica – (1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento – ofertadas nos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Rossato, Universidade de Brasília

Doutorado, Professor Adjunto, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências Sul.

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília

Doutorado, Professor Visitante, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Diva Maria Albuquerque Maciel

Instituto de Psicologia Doutorado, Professor Visitante, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências Sul

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Rossato, M., Ramos, W. M., & Maciel, D. M. A. (2013). SUBJETIVIDADE E INTERAÇÃO NOS FÓRUNS ONLINE: REFLEXÕES SOBRE A PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Reflexão E Ação, 21(2), 399-429. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740