FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

Autores

  • Hugo da Silva Florentino
  • Francisco José Pegado Abílio

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.3849

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Bioma Caatinga

Resumo

O artigo objetiva relatar os estudos e intervenções pedagógicas de educação ambiental desenvolvidos no bioma Caatinga a partir de processos de formação continuada de professores do município de Sumé, Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase nos pressupostos da teoria do Biorregionalismo, da Etnografia escolar e da Fenomenologia. Foi desenvolvida durante o ano de 2012 com 50 professores do ensino fundamental, e em três etapas: (1) diagnóstico e demandas de intervenção, (2) processo de formação continuada, e (3) avaliação dos obstáculos e desafios da pesquisa. Os resultados obtidos, a partir da diagnose docente, identificou um processo educativo marcado pela ausência de recursos didáticos, infraestrutura e cursos de formação continuada na área ambiental. Com tudo, a realização de um processo de formação continuada em educação ambiental, baseado em práticas participativas, contextualizadas e interdisciplinares, possibilitou uma transformação sócio-educativa escolar, a partir da inserção da educação ambiental na prática pedagógica dos docentes e no cotidiano das escolas de Sumé, PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo da Silva Florentino

Doutorando em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, Professor Assistente I, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande. Endereço: Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza-UACEN, CFP/UFCG, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo S/N, Casas Populares, Cajazeiras-PB, Brasil; CEP 58900-000. Endereço eletrônico: hugoxtr@hotmail.com

Francisco José Pegado Abílio

Doutor em Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, Professor Associado III, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba. Endereço: Rua Maria Rosa Padilha, 84, Edifício Aeroville, ap. 210, Bessa, João Pessoa-PB, Brasil; CEP 58037-840. Endereço eletrônico: chicopegado@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Florentino, H. da S., & Abílio, F. J. P. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. Reflexão E Ação, 24(2), 334-354. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.3849

Edição

Seção

Relatos de Experiências