AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE:UM RECORTE NOS GRUPOS DE TRABALHO DA ANPED – 2009 A 2012

Autores

  • Carla Spagnolo
  • Ana Margô Mantovani
  • Bettina Steren Santos
  • César Augusto Müller

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.3852

Palavras-chave:

Formação Docente, TIC´s, ANPED

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão acerca da formação do educador, mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), com enfoque nas discussões realizadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tal, buscou-se evidenciar como as TIC´s são contempladas nos Grupos de Trabalho Formação de Educadores (GT8), Currículo (GT12) e Educação, Comunicação e Tecnologia (GT 16), entre a 32ª e 35ª reuniões (2009 a 2012). A partir de um recorte desses trabalhos, constata-se que a disseminação do uso das TIC´s encontra maior concentração no GT16, que focaliza a importância da formação docente para a apropriação das TIC´s no processo de aprender e ensinar. Entende-se que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso das TIC´s, no processo de formação do educador, é uma condição necessária para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Spagnolo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, (PUCRS). Bolsista Integral Capes.

Ana Margô Mantovani

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, (PUCRS). Bolsista Parcial Capes. Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

Bettina Steren Santos

Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA, Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" Professora do PPGEDU da FACED/PUCRS.

César Augusto Müller

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, (PUCRS). Bolsista Parcial Capes

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Spagnolo, C., Mantovani, A. M., Steren Santos, B., & Augusto Müller, C. (2014). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO COMO MEDIADORAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE:UM RECORTE NOS GRUPOS DE TRABALHO DA ANPED – 2009 A 2012. Reflexão E Ação, 22(1), 203-222. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.3852