A ESCOLA, A REDE E A RUA – ESPAÇOS E TEMPOS JUVENIS NAS TRAMAS DO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Angélica Silvana Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Elisabete Maria Garbin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rita Basso Universidade Federal do Rio Grande Secretaria Estadual de Educação do RS Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3864

Palavras-chave:

Juventudes, Práticas Culturais, Espaços e Tempos

Resumo

Neste artigo serão apresentadas algumas problematizações sobre tempos e espaços onde se fundem, se proliferam e se tornam visíveis identidades e subjetividades juvenis nas complexas composições sociais e culturais dos nossos tempos. Trata-se de discussões desenvolvidas ao longo de três pesquisas de cunho etnográfico que tematizam práticas juvenis na escola, na rua e na internet. Busca-se, portanto, colocar em relevo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos em alguns tempos e espaços de suas vidas, nos quais constroem relações de afeto, pertencimentos e aprendizagens diversas, capazes de desafiar instituições, normas e saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Silvana Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Elisabete Maria Garbin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rita Basso, Universidade Federal do Rio Grande Secretaria Estadual de Educação do RS Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul e da rede municipal de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Pereira, A. S., Garbin, E. M., & Basso, R. (2013). A ESCOLA, A REDE E A RUA – ESPAÇOS E TEMPOS JUVENIS NAS TRAMAS DO CONTEMPORÂNEO. Reflexão E Ação, 21(2), 227-253. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3864