O BLOG COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO E NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE
  • Patricia Kricheldorf Hermes de Araujo Universidade da Região - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3876

Palavras-chave:

Blog, Educação Infantil, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo busca mostrar o fenômeno das redes sociais, especificamente o de um blog, como possibilidade de aprendizado nas construções identitárias no contexto da educação infantil. Este tema partiu da pesquisa do tipo qualitativa com foco na ação-intervenção, realizada com um grupo de trinta e cinco professores e coordenadores da Educação Infantil, atuantes na Rede Pública Municipal de Joinville/SC. Durante dois anos, desenvolveu-se formação continuada com esse grupo, destacando-se as novas relações da sociedade contemporânea e a influência midiática, nas quais os meios tecnológicos permeiam as relações pessoais, profissionais e culturais. Na sociedade contemporânea, a tecnologia da internet trouxe benefícios para a educação e a cultura como instrumento de socialização, interação, aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento e comunicação, abolindo as barreiras de tempo e distância dos saberes e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR . Professora/pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade;.Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa na Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE.

Patricia Kricheldorf Hermes de Araujo, Universidade da Região - UNIVILLE

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – Univille; Pós-graduada em Língua e Gramática da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ; Graduada em Letras - Licenciatura Português/Inglês pela Universidade da Região de Joinville – Univille; Pesquisadora no NUPAE - Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação, na Univille. Professora de Inglês e Português na SOCIESC

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

Sell Duarte Pillotto, S., & Hermes de Araujo, P. K. (2013). O BLOG COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO E NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL. Reflexão E Ação, 21(2), 34-48. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3876