TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3896Palavras-chave:
Formação Inicial, Professor formador, Dimensão RelacionalResumo
Este artigo discute como a dimensão relacional está presente entre professores formadores dos cursos de licenciatura e seus estudantes, bem como a influência no processo de ensino e aprendizagem para a constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com 40 egressos de oito licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Os autores que fundamentaram teoricamente a pesquisa foram os seguintes: Almeida e Biajone (2007), Roldão (2007), Placco (2002) e Imbernon (2004). Os dados indicaram que o aspecto relacional é influenciador da constituição profissional docente, mas que não se pode desvincular das questões didático-pedagógicas. Os egressos também revelaram que recorrem às práticas e modelos de ensino do professor formador para realização do seu trabalho docente.Downloads
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