TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores

  • Jully Fortunato Buendgens Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia de Souza Hobold Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3896

Palavras-chave:

Formação Inicial, Professor formador, Dimensão Relacional

Resumo

Este artigo discute como a dimensão relacional está presente entre professores formadores dos cursos de licenciatura e seus estudantes, bem como a influência no processo de ensino e aprendizagem para a constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com 40 egressos de oito licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Os autores que fundamentaram teoricamente a pesquisa foram os seguintes: Almeida e Biajone (2007), Roldão (2007), Placco (2002) e Imbernon (2004). Os dados indicaram que o aspecto relacional é influenciador da constituição profissional docente, mas que não se pode desvincular das questões didático-pedagógicas. Os egressos também revelaram que recorrem às práticas e modelos de ensino do professor formador para realização do seu trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jully Fortunato Buendgens, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga pela UNIVILLE, Mestre em Educação pela UFSC e professora do curso de Psicologia na UNIDAVI situada na cidade de Rio do Sul. Endereço: Rua Dr. Guilherme Gemballa, 13, Jardim América - CEP: 89160-932 – Rio do Sul, SC – Brasil. Telefone: (47) 3531-6000. Endereço Eletrônico: jfb0104@hotmail.com

Márcia de Souza Hobold, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Mestrado e do curso de Psicologia da UNIVILLE, situada na cidade de Joinville. Endereço: Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte, CEP 89219-710 - Joinville – SC – Brasil. Tel: (47) 3461-9000. Endereço Eletrônico: marcia.hobold@univille.br

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Buendgens, J. F., & Hobold, M. de S. (2015). TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. Reflexão E Ação, 23(2), 198-219. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3896