A INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO EDUCATIVO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v16i1.408Palavras-chave:
Educação intercultural, Cultura, Formação de Professores, Diferença, Diversidade CulturalResumo
Este trabalho busca capturar, através das falas de professores do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre, marcas e ações pedagógicas que perpassam o cotidiano do fazer educativo. Na análise das entrevistas, sustentado por um perscrutar do discurso produzido pelos professores, procura-se localizar expressões culturais que permitam dar sustentação à construção de uma proposta de educação intercultural, compreendida como processo carregado de intencionalidade em um dado contexto constituído multiculturalmente. Preconiza-se que tais expressões possam, na potencialização da diferença, reconhecer e valorizar a diversidade constitutiva da realidade escolar em meios populares. Esse processo desencadeia resultados híbridos e fluidos, configurando outras produções culturais que são compreendidas sob a égide da interculturalidade. Palavras-chave: Educação intercultural; Cultura; Formação de Professores; Diferença; Diversidade CulturalDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.