A INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO EDUCATIVO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v16i1.408

Palavras-chave:

Educação intercultural, Cultura, Formação de Professores, Diferença, Diversidade Cultural

Resumo

Este trabalho busca capturar, através das falas de professores do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre, marcas e ações pedagógicas que perpassam o cotidiano do fazer educativo. Na análise das entrevistas, sustentado por um perscrutar do discurso produzido pelos professores, procura-se localizar expressões culturais que permitam dar sustentação à construção de uma proposta de educação intercultural, compreendida como processo carregado de intencionalidade em um dado contexto constituído multiculturalmente. Preconiza-se que tais expressões possam, na potencialização da diferença, reconhecer e valorizar a diversidade constitutiva da realidade escolar em meios populares. Esse processo desencadeia resultados híbridos e fluidos, configurando outras produções culturais que são compreendidas sob a égide da interculturalidade. Palavras-chave: Educação intercultural; Cultura; Formação de Professores; Diferença; Diversidade Cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-05

Como Citar

da Silva, G. F. (2008). A INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO EDUCATIVO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO. Reflexão E Ação, 16(1), 110-129. https://doi.org/10.17058/rea.v16i1.408

Edição

Seção

Artigos Especiais