O DIÁRIO DE AULA COMO UM ESPAÇO PARA (AUTO)NARRATIVA DENTRO DE AULAS DE CANTO CORAL EM UM PROJETO SOCIAL

Autores

  • Helena Doris Sala Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Lúcia Louro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.4208

Palavras-chave:

Educação Musical, Projeto social, Canto coral, Narrativas de si. Autobiografia

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de música, destacando questões relacionadas a projetos sociais e canto coral. Nele, a educadora musical narra seus dilemas como professora de canto coral para adolescentes, escritos entre abril de 2010 e dezembro de 2012, em um projeto social, tendo como metodologia a “autonarrativa” e “narrativas de si” (OLIVEIRA, 2009), ambas refletidas nos diários de aula (ZABALZA, 2004). O trabalho objetiva investigar sobre a atuação do professor e os caminhos destes, em sua docência, utilizando da ferramenta dos diários de aula como um espaço para a “escrita de si” e “narrativa de si”, promovendo reflexões a fim de compreender e modificar suas práticas e com isso moldar a sua identidade profissional. Também analisa os conflitos que ocorrem na prática em projetos sociais (KATER, 2004; KLEBER, 2006, 2008;); problematiza a prática de canto coral (AMATO, 2007; TEIXEIRA, 2008); narra situações de aula, focalizando identidades profissionais envolvidas na mudança de práticas para a conquista de adolescentes percussionistas à aula de canto coral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Doris Sala, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Graduada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, vinculada a Universidade Federal de Santa Maria através do Grupo de Pesquisa Narramus. Endereço: Rua 13 de Maio, 1199, Centro Ijuí, RS, BR, Cep: 98700000; Telefone: (55) 33321858; Endereço Eletrônico: helenadoris@hotmail.com.

Ana Lúcia Louro

Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos Cursos de Música. Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Avenida Roraima, nº 1000 – Camobi – Santa Maria, RS, BR, Cep: 97105-900; Telefone: (55) 99743050; Endereço Eletrônico: analouro@brturbo.com.br.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Sala, H. D., & Louro, A. L. (2015). O DIÁRIO DE AULA COMO UM ESPAÇO PARA (AUTO)NARRATIVA DENTRO DE AULAS DE CANTO CORAL EM UM PROJETO SOCIAL. Reflexão E Ação, 23(1), 411-431. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.4208

Edição

Seção

Artigos Especiais