CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA UTILIZANDO MÚSICAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Bruno Nunes Batista Mestre em Geografia pela UFRGS. Licenciado em Geografia. Professor no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre e no Colégio Marista Assunção.
  • Fabio Chang de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4412

Palavras-chave:

Ensino de Geografia e História, Música em Sala de Aula, Construção do Conhecimento

Resumo

Como alicerce para a aproximação da escola como um mundo de possibilidades encontradas na realidade, a música é um dos instrumentos de eficácia pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem contemporâneos. Com base nesse pressuposto, o presente artigo busca analisar as possibilidades de utilização de músicas em sala de aula e seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências nas Ciências Humanas. Para tal, sugere-se um conjunto de atividades para serem aplicadas nas aulas de Geografia e História a partir da contextualização de letras de músicas relacionadas a temas das humanidades, buscando assim a criação de situações diferenciadas de aprendizagem e construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Chang de Almeida

Doutor e Mestre em História pela UFRGS. Licenciado em História e Geografia. Professor e Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Porto Alegre – SMED/POA.

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

Batista, B. N., & Chang de Almeida, F. (2014). CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA UTILIZANDO MÚSICAS NA SALA DE AULA. Reflexão E Ação, 22(1), 168-188. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4412