MEDIANDO AS ESCUTAS MUSICAIS DOS JOVENS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Helena Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4469

Palavras-chave:

Música, Jovens, Escola, Escuta, Mediação

Resumo

Esse artigo propõe reflexões acerca dos sentidos das aulas de música para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O “estado da arte” das pesquisas brasileiras envolvendo juventude, música e escola (ARROYO, 2009; MIRANDA; SILVA, 2013); a legalização do ensino de música como conteúdo obrigatório para a educação básica (Lei 11.769/08); e o Projeto de Resolução (CNE/CEB, 2013), que propõe a institucionalização da música como disciplina curricular obrigatória, indicam a necessidade de sistematização de propostas de educação musical para a juventude. A partir da perspectiva sociológica da Pedagogia Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que compreende as relações simbólicas que os jovens mantêm com as suas escolhas musicais como o objetivo central para uma proposta de ensino e aprendizagem na escola regular, a perspectiva de mediação das escutas musicais (GREEN, 1997) é sugerida como uma possibilidade para as aulas de música.

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Biografia do Autor

Helena Lopes da Silva

Helena Lopes da Silva. Mestre e Doutora em Música pelo PPG Música - Mestrado e Doutorado (UFRGS). Professora efetiva do Curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Esmu/UEMG).

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Publicado

2014-04-03

Como Citar

da Silva, H. L. (2014). MEDIANDO AS ESCUTAS MUSICAIS DOS JOVENS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR. Reflexão E Ação, 22(1), 122-147. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4469