MEDIANDO AS ESCUTAS MUSICAIS DOS JOVENS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.4469Palavras-chave:
Música, Jovens, Escola, Escuta, MediaçãoResumo
Esse artigo propõe reflexões acerca dos sentidos das aulas de música para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O “estado da arte” das pesquisas brasileiras envolvendo juventude, música e escola (ARROYO, 2009; MIRANDA; SILVA, 2013); a legalização do ensino de música como conteúdo obrigatório para a educação básica (Lei 11.769/08); e o Projeto de Resolução (CNE/CEB, 2013), que propõe a institucionalização da música como disciplina curricular obrigatória, indicam a necessidade de sistematização de propostas de educação musical para a juventude. A partir da perspectiva sociológica da Pedagogia Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que compreende as relações simbólicas que os jovens mantêm com as suas escolhas musicais como o objetivo central para uma proposta de ensino e aprendizagem na escola regular, a perspectiva de mediação das escutas musicais (GREEN, 1997) é sugerida como uma possibilidade para as aulas de música.Downloads
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