REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA A CRIAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Fernando Vieira da Cruz UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
  • Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.4852

Palavras-chave:

Música, Educação Musical, Prática Pedagógica, Criação Musical, Projeto Guri.

Resumo

As metodologias em educação musical difundidas a partir do século XX são amplamente discutidas levando em conta a execução, a escuta ativa e a criatividade. Neste contexto faz se necessário a elaboração de atividades que considerem estas práticas como elementos essenciais na experiência musical vivenciada em sala de aula. Destaca-se o desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas à criação musical, atividades estas realizadas no Projeto Guri a partir do ano de 2011. Tais atividades podem ser consideradas como indicativos de uma prática pedagógica contextualizada com as propostas metodológicas aqui apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Vieira da Cruz, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Fernando Vieira da Cruz é licenciado em Música pela UNIMES, Especialista em Docência no Ensino Superior pela FACON e Mestrando em música pela UNICAMP. Atuou como Educador Musical de 2006 a 2014 no Projeto Guri, e atualmente é Supervisor Educacional do Projeto Guri, desde 2015.

Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Licenciada, Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente – SP. Professora substituta do departamento de geografia da Unesp, campos experimental de Ourinhos/SP.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Cruz, F. V. da, & Oliveira Cruz, D. A. M. de. (2018). REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA A CRIAÇÃO MUSICAL. Reflexão E Ação, 26(2), 267-282. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.4852