ESCOLA ITINERANTE DO MST PARANÁ: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Valter Jesus Leite

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5041

Palavras-chave:

Escola Itinerante, Educação, Trabalho, Formação Humana

Resumo

Objetiva-se neste artigo compreender como a Escola Itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, diante da complexa atualidade apresentada no mundo do trabalho e suas múltiplas influências sobre a educação escolar, associa às contradições expressas na realidade para acumular conhecimentos e incorporar o trabalho como referência no processo educativo. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma análise desta prática de Educação do Campo no ano de 2012, a partir de entrevistas com educadores do MST e pesquisa de campo na Escola Itinerante. A análise demonstra uma notável relevância de suas práticas pedagógicas que propõem articular o trabalho humano aos conhecimentos escolares. Compreende-se que frente as limitações presentes, essas práticas demonstram iniciativas fecundas rumo à construção de uma nova forma de organização do trabalho didático-pedagógico, apresentando possibilidades de forjar táticas e estratégias na construção de uma pedagogia voltada para emancipação humana.

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Biografia do Autor

Valter Jesus Leite

Membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Estudante da Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio-FIOCRUZ e Graduado em Pedagogia para Educadores do Campo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Campus de Cascavel). Assentamento Maila Sabrina

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Leite, V. J. (2014). ESCOLA ITINERANTE DO MST PARANÁ: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 22(2), 254-277. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5041