AS APRENDIZAGENS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Cristina Bencke Vergutz
  • Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5057

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Aprendizagens

Resumo

O presente ensaio busca percorrer os caminhos do processo de ensino e aprendizagem da Pedagogia da Alternância tendo como referência a Educação do Campo na perspectiva da luta por uma educação no, do e com os sujeitos do campo, compreendendo este campo como espaço de vivências e relações específicas para a ação educativa. Apresenta a Pedagogia da Alternância na especificidade do Movimento CEFFA e como possibilidade para uma educação contextualizada e emergente do povo camponês, vinculada a movimentos sociais desde sua origem na França nos anos 30 e, em 1968 no Brasil, em comunhão com articulações educacionais e sociais populares. Busca aproximações conceituais da práxis da Pedagogia da Alternância a fim de perceber as singularidades das aprendizagens fortalecidas no movimento alternado potencializado por uma organização pedagógica embasada no diálogo problematizador de Paulo Freire, como também, na partilha e na horizontalidade de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Bencke Vergutz

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em Pedagogia e Especialista em Supervisão Escolar. Coordenadora Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul/RS - EFASC.

Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Professora Titular do Departamento de Educação e da Equipe de Estudos e Educação Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UEFS).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Vergutz, C. B., & Cavalcante, L. O. H. (2014). AS APRENDIZAGENS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Reflexão E Ação, 22(2), 371-390. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5057