CONHECER E TRANSFORMAR: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Schenatto da Rosa Unisinos
  • Paloma de Freitas Daudt Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5078

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, pesquisa participante, educação, diálogo

Resumo

Resenha da obra CONHECER E TRANSFORMAR: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional reúne contribuições de pesquisadores da Europa e da América Latina em torno da pesquisa ação e da pesquisa participante. A origem dos textos que compõem a coletânea é um simpósio de caráter internacional realizado no ano de 2011, em Porto Alegre, o Simpósio Internacional de Pesquisa-Ação e Pesquisa Participante. Tendo como horizonte a transformação social, ambas as modalidades de pesquisa convergem em termos de opção teórica e metodológica, ao mesmo tempo em que se afastam das tradicionais formas de investigação. Esta resenha foi desenvolvida a partir de uma leitura crítica do livro, cujo conjunto foi explorado em três partes, para fins de análise. Cada uma delas é composta por seis artigos: os seis primeiros formam o a primeira parte, os próximos seis a segunda e os seis últimos compõem a terceira parte. Com este procedimento procuramos, por um lado, partilhar de maneira uniforme entre os autores a responsabilidade e o esforço exigidos pela leitura. E de outro, possibilitar uma análise o mais qualificada possível, oferecendo aos leitores uma noção abrangente e fiel ao seu conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação, professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Carolina Schenatto da Rosa, Unisinos

Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da Unisinos, bolsista de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Paloma de Freitas Daudt, Unisinos

Acadêmica do Curso de Letras da Unisinos, bolsista de apoio técnico - CNPq do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Pitano, S. de C., da Rosa, C. S., & Daudt, P. de F. (2014). CONHECER E TRANSFORMAR: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional. Reflexão E Ação, 22(2), 488-492. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5078