ESCOLAS NO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A NECESSIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5092Palavras-chave:
IDEB, Educação do Campo, DemocratizaçãoResumo
Este artigo integra a pesquisa realizada na Região Sul do Brasil, núcleo em rede, vinculada ao Observatório da Educação. O objetivo foi o de analisar, nas escolas no campo, os aspectos associados ao baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Tiveram-se como centralidade os dados oficiais e as dez escolas públicas de menor IDEB. O que socializamos é a pesquisa realizada no núcleo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). A abordagem teórico-metodológica é vinculada ao Materialismo Histórico Dialético, com Análise de Conteúdo. São explicitadas e analisadas as problemáticas relacionadas ao baixo IDEB pelas escolas no campo e indicados aspectos a serem considerados na avaliação da educação pelo IDEB. Concluiu-se que as escolas, embora não se posicionem contrariamente ao IDEB, indicam a necessidade de sua democratização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.