ESCOLAS NO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A NECESSIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Conceição Paludo
  • Fernando Bilhalva Vitória

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5092

Palavras-chave:

IDEB, Educação do Campo, Democratização

Resumo

Este artigo integra a pesquisa realizada na Região Sul do Brasil, núcleo em rede, vinculada ao Observatório da Educação. O objetivo foi o de analisar, nas escolas no campo, os aspectos associados ao baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Tiveram-se como centralidade os dados oficiais e as dez escolas públicas de menor IDEB. O que socializamos é a pesquisa realizada no núcleo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). A abordagem teórico-metodológica é vinculada ao Materialismo Histórico Dialético, com Análise de Conteúdo. São explicitadas e analisadas as problemáticas relacionadas ao baixo IDEB pelas escolas no campo e indicados aspectos a serem considerados na avaliação da educação pelo IDEB. Concluiu-se que as escolas, embora não se posicionem contrariamente ao IDEB, indicam a necessidade de sua democratização.

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Biografia do Autor

Conceição Paludo

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Coordenadora do Observatório da Educação, núcleo RS.

Fernando Bilhalva Vitória

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Paludo, C., & Bilhalva Vitória, F. (2014). ESCOLAS NO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E A NECESSIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Reflexão E Ação, 22(2), 68-93. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5092