O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA ESCOLA DO CAMPO: O CONTEXTO DA CASA FAMILIAR RURAL SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Luci dos Santos Bernardi
  • Nadia Cristina Picinini Pelinson Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Rosemeri Santin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5099

Palavras-chave:

Professor/monitor, Pedagogia da Alternância, Casa Familiar Rural

Resumo

Com o fortalecimento dos movimentos sociais do campo, a Educação do Campo emergiu co-mo crítica à realidade da educação brasileira, em específico à situação educacional desses ato-res coletivos, promovendo uma proposta de educação com envolvimento da comunidade e das famílias no processo educativo. Emerge, assim, um modelo pedagógico inovador, a Pedagogia da Alternância, que busca desenvolver e criar formas alternativas de produção de conheci-mento que vão além dos muros da escola e mobilizam uma nova dinâmica social e cultural, identificando o campo como um espaço-território onde trabalhadores produzem a sua vida de distintas formas. O objetivo deste artigo consiste em, a partir da consideração desses novos olhares sobre a educação, refletir acerca das tensões e dos desafios enfrentados pelos profes-sores/monitores no cotidiano dos processos educativos do campo, a partir da experiência da Casa Familiar Rural Santo Agostinho, em Quilombo, SC, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci dos Santos Bernardi

Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Nadia Cristina Picinini Pelinson, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó. Bolsista Capes/Prosup.

Rosemeri Santin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Discente da Licenciatura em Física/Parfor e mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Unochapecó. Bolsista Fapesc/Capes.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Bernardi, L. dos S., Pelinson, N. C. P., & Santin, R. (2014). O DESAFIO DE SER PROFESSOR NA ESCOLA DO CAMPO: O CONTEXTO DA CASA FAMILIAR RURAL SANTO AGOSTINHO. Reflexão E Ação, 22(2), 120-142. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5099