PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS LATINO-AMERICANOS

Autores

  • Janssen Felipe da Silva
  • Alcione Alves da Silva Mainar
  • Filipe Gervásio Pinto da Silva
  • Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5100

Palavras-chave:

Estudos Pós-coloniais Latino-americanos, Paradigmas Educacionais, Educação do Campo.

Resumo

O artigo é fruto da articulação de três pesquisas de Mestrado em andamento. Trata dos Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais à luz dos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos. Parte do pressuposto de que a educação ofertada aos territórios rurais não se deu de maneira uniforme, tendo sido espaço de constantes tensões paradigmáticas. Em face disto, definimos como objetivo geral: compreender os Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais. Para tanto nos utilizamos do ensaio biográfico através das leituras sobre Estudos Pós-coloniais Latino-americanos e Educação do Campo. Apontamos que os Paradigmas Educacionais são sustentados por cosmovisões. Nos Paradigmas coexistem conflitivamente a Colonialidade e a Decolonialidade, com possibilidades para a construção de um Paradigma Decolonial da Educação do Campo.

Downloads

Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (CAA).

Alcione Alves da Silva Mainar

UPedagoga, Mestranda em Educação-UFPE/CE/PPGEDU.

Filipe Gervásio Pinto da Silva

Pedagogo, Mestrando em Educação Contemporânea– UFPE/CAA/PPGEDUC

Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

Pedagoga, Mestranda em Educação Contemporânea– UFPE/CAA/PPGEDUC

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

da Silva, J. F., Alves da Silva Mainar, A., Gervásio Pinto da Silva, F., & Monteiro da Silva, J. L. (2014). PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS LATINO-AMERICANOS. Reflexão E Ação, 22(2), 09-38. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5100