PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS LATINO-AMERICANOS

Autores

  • Janssen Felipe da Silva
  • Alcione Alves da Silva Mainar
  • Filipe Gervásio Pinto da Silva
  • Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5100

Palavras-chave:

Estudos Pós-coloniais Latino-americanos, Paradigmas Educacionais, Educação do Campo.

Resumo

O artigo é fruto da articulação de três pesquisas de Mestrado em andamento. Trata dos Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais à luz dos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos. Parte do pressuposto de que a educação ofertada aos territórios rurais não se deu de maneira uniforme, tendo sido espaço de constantes tensões paradigmáticas. Em face disto, definimos como objetivo geral: compreender os Paradigmas Educacionais presentes na educação ofertada aos territórios rurais. Para tanto nos utilizamos do ensaio biográfico através das leituras sobre Estudos Pós-coloniais Latino-americanos e Educação do Campo. Apontamos que os Paradigmas Educacionais são sustentados por cosmovisões. Nos Paradigmas coexistem conflitivamente a Colonialidade e a Decolonialidade, com possibilidades para a construção de um Paradigma Decolonial da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (CAA).

Alcione Alves da Silva Mainar

UPedagoga, Mestranda em Educação-UFPE/CE/PPGEDU.

Filipe Gervásio Pinto da Silva

Pedagogo, Mestrando em Educação Contemporânea– UFPE/CAA/PPGEDUC

Jéssica Lucilla Monteiro da Silva

Pedagoga, Mestranda em Educação Contemporânea– UFPE/CAA/PPGEDUC

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

da Silva, J. F., Alves da Silva Mainar, A., Gervásio Pinto da Silva, F., & Monteiro da Silva, J. L. (2014). PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS LATINO-AMERICANOS. Reflexão E Ação, 22(2), 09-38. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5100