A QUESTÃO AGRÁRIA, A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS PROJETOS EM DISPUTA

Autores

  • Marcos Antonio de Oliveira
  • Sandra Luciana Dalmagro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5193

Palavras-chave:

Educação do Campo, Questão Agrária, Luta de Classes

Resumo

O artigo tem por base a análise da questão agrária brasileira, a partir da qual são expostas e analisadas diferentes e mesmo opostas perspectivas de apreender a chamada Educação do Campo. Considerando ainda as políticas do Estado e as teses defendidas tanto pelos integrantes do Movimento de Educação do Campo quanto pela academia, demonstra-se a existência de pelo menos três concepções de Educação do Campo, concluindo pela expansão e hegemonização da perspectiva ditada pelo capital, via Estado. Esta hegemonia realiza-se em sintonia com o predomínio da forma capitalista de produção e ainda pela apropriação e deturpação das propostas outras do Movimento pela Educação do Campo que apontam para além da ordem social atual.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio de Oliveira

Doutor. em Educação pela UFPR e Professor da UFSC

Sandra Luciana Dalmagro

Doutora em Educação pela UFSC e Professora desta Universidade.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Antonio de Oliveira, M., & Luciana Dalmagro, S. (2014). A QUESTÃO AGRÁRIA, A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS PROJETOS EM DISPUTA. Reflexão E Ação, 22(2), 94-119. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5193