REORIENTAÇÃO DO ENSINO NO SUS: PARA ALÉM DO QUADRILÁTERO, O PRISMA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Carine Vendruscolo
  • Marta Lenise do Prado
  • Maria Elisabeth Kleba

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.5420

Palavras-chave:

Educação Continuada, Ensino, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Sistema Único de Saúde

Resumo

Propõe-se a reflexão sobre estratégias de reorientação da formação e dos processos de Educação Permanente em Saúde, por meio da observação de instâncias intersetoriais de gestão desses movimentos. Pondera-se sobre a disposição dos sujeitos sociais que integram o conhecido quadrilátero que representa os segmentos integrantes de tais processos (ensino, gestão, atenção e controle social), na dinâmica da formação/educação, representada pela figura. Considera-se que, com essa estrutura, o quadrilátero, por vezes, não se reafirma como tal, ora faltando elementos para encaixar os vértices, ora com a intervenção de outros elementos em um mesmo segmento, configurando-se o que pode-se definir como prisma, para além de quadrilátero. Reflexos são provocados pela ação do quadrilátero, contudo, ressalta-se que as relações dialógicas dos sujeitos geram oportunidades significativas de prismas que traduzem melhor a complexidade, a riqueza e a potência dos movimentos de educação na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rua Barão do Rio Branco 1044 E - Bairro Jardim Itália - Chapecó – SC, Brasil. CEP: 89.801-102.

Marta Lenise do Prado

Doutora em Filosofia da Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação da UFSC. Campos Reitor David Ferreira Lima. Florianópolis/SC, Brasil. CEP: 88840-900

Maria Elisabeth Kleba

Doutora em Filosofia pela Universidade de Bremen (Alemanha). Professora do Curso de Enfermagem e dos Mestrados em Ciências da Saúde e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Av. Senador Attílio Fontana, 591 E. Bairro Efapi, Chapecó/SC, Brasil. CEP: 89809-000.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Vendruscolo, C., do Prado, M. L., & Kleba, M. E. (2016). REORIENTAÇÃO DO ENSINO NO SUS: PARA ALÉM DO QUADRILÁTERO, O PRISMA DA EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 24(3), 246-260. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.5420