REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5635Palavras-chave:
Discurso, Desconstrução, Representações, Sujeito, EnsinoResumo
Este texto tem por objetivos principais discutir o termo “representação” em várias acepções, principalmente no campo das humanidades, e, em seguida, apresentar algumas imagens ou representações de professor que habitam o profissional, resultantes da análise de um texto publicado na internet. Embora, no final, o autor do texto se revele como não sendo um professor, as imagens que aí se encontram remetem à ideia de que o professor se vê entre o passado e o presente, entre representações “tradicionais”, idealizadas, de um profissional que quer educar e instruir seus alunos e representações “pós-modernas” de um profissional que precisa se adaptar ao momento histórico-social em que se encontra, entregando-se às normas da escola e do consumo, entre o sujeito do desejo e o sujeito do imaginário. Adota-se a perspectiva discursivo-desconstrutivista, que assume a análise discursiva, atravessado pela psicanálise lacaniana e a desconstrução.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.