REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

Autores

  • Maria José Coracini Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5635

Palavras-chave:

Discurso, Desconstrução, Representações, Sujeito, Ensino

Resumo

Este texto tem por objetivos principais discutir o termo “representação” em várias acepções, principalmente no campo das humanidades, e, em seguida, apresentar algumas imagens ou representações de professor que habitam o profissional, resultantes da análise de um texto publicado na internet. Embora, no final, o autor do texto se revele como não sendo um professor, as imagens que aí se encontram remetem à ideia de que o professor se vê entre o passado e o presente, entre representações “tradicionais”, idealizadas, de um profissional que quer educar e instruir seus alunos e representações “pós-modernas” de um profissional que precisa se adaptar ao momento histórico-social em que se encontra, entregando-se às normas da escola e do consumo, entre o sujeito do desejo e o sujeito do imaginário. Adota-se a perspectiva discursivo-desconstrutivista, que assume a análise discursiva, atravessado pela psicanálise lacaniana e a desconstrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Coracini, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência: Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Livre Docente (2000) e professora titular (2007) em Lingüística Aplicada na Área de Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Unicamp (2000). Possui pós-doutorado junto ao Centre Inter-universitaire en Analyse du Discours et Sociocritique des Textes (Ciadest) e ao grupo de pesquisa Marges (Marginalisation et Marginalité dans les discours), em Montréal, Canadá (1992-3). Professora titular MS-6 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística Aplicada. Cidade Universitária, Dist. Barão Geraldo, CEP: 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Telefone: (19) 37881512. Endereço Eletrônico: coracini.mj@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

José Coracini, M. (2015). REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR: ENTRE O PASSADO E O PRESENTE. Reflexão E Ação, 23(1), 132-161. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5635

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte