VIOLÊNCIA ESCOLAR EM MOÇAMBIQUE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5636Palavras-chave:
Práticas docentes, Violência escolar, Análise do Discurso, Efeitos de SentidosResumo
Neste artigo, são apresentadas práticas de violência escolar dentro do Sistema Nacional de Educação (SNE) em Moçambique. Tais práticas são contextualizadas e questionadas desde perspectivas sócio-político-culturais e humanas como também a partir do aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa fundada por Michel Pêcheux, visando refletir em torno dos efeitos de sentidos que permeiam o discurso do sujeito professor mediante a sua prática. Mesmo que questionado, o funcionamento do discurso pedagógico se assenta ainda no discurso de tipo autoritário, o que justifica um estudo cujo enfoque é a violência escolar e social produzida contra o aluno. Para tanto, são analisados recortes discursivos que evidenciam ações ainda presentes na escola e apontadas como promotoras de perda de autoestima, evasão e insucesso escolar. Os efeitos de sentidos identificados evidenciam práticas coercivas veladas, algo contraditório aos discursos oficialmente apresentados pelo SNE.Downloads
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