EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LINGUAGEM E ARTE: A APRECIAÇÃO DA MATEMÁTICA PELA COMPREENSÃO DE SUAS REGRAS

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira
  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5639

Palavras-chave:

Language, Education, Mathematics, Aesthetics

Resumo

Neste artigo relacionamos matemática, linguagem e arte, visando mostrar que a Educação Matemática pode auxiliar os estudantes, principalmente aqueles que não gostam de matemática, a desenvolverem a habilidade de apreciar a beleza dessa disciplina. Tal beleza pode ser despertada pelo estímulo ao prazer pelo seu estudo, porém isso só é alcançado quando as regras matemáticas são apreendidas. Ensinar o estudante a apreciar a matemática está intimamente ligado à ação de fazer compreendê-la. No entanto, destacamos que a interpretação e a produção de imagens de um texto matemático estão relacionadas com a imaginação que é criativa, mas que deve se submeter aos domínios da lógica. Para tanto, apoiamo-nos em Wittgenstein para analisar similaridades e diferenças entre a criação matemática e criação artística, vislumbrar a estética e o uso da linguagem no ensino de matemática e apresentar o ver-como wittgensteiniano como o domínio de técnicas para conhecimento e apreciação de obras matemáticas.

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Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Doutora em Educação, Profª. Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática/UFPA, Endereço: Rua Augusto Corrêa, nº. 1, Guamá, Belém/PA, CEP 66075110, E-mail: marisabreu@ufpa.br

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

Mestre em Educação Matemática, Prof. da SEDUC/PA, Endereço: Travessa Souza Franco, nº. 1407, Agulha, Belém/PA, E-mail: jr3arq@yahoo.com.br

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

Silveira, M. R. A. da, & Junior, V. P. T. (2015). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, LINGUAGEM E ARTE: A APRECIAÇÃO DA MATEMÁTICA PELA COMPREENSÃO DE SUAS REGRAS. Reflexão E Ação, 23(1), 204-220. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5639

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte